Habemus PAPAM!



É o primeiro jesuíta e o primeiro sul-americano a ser eleito Papa, além de ser o primeiro pontífice não-europeu em mais de 1200 anos (o último foi São Gregório III, que nasceu na Síria e foi Papa da Igreja Católica entre 731-741). Arcebispo de Buenos Aires desde o 28 de fevereiro de 1998 e cardeal-presbítero desde 21 de fevereiro de 2001, foi eleito Papa em 13 de março de 2013. Estamos falando do argentino dom Jorge Mario Bergoglio, o 266º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana.
Papa Bergoglio é filho do casal de imigrantes italianos Mario Bergoglio (trabalhador ferroviário) e Regina Maria Sivori (dona de casa). Ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em março de 1958 e recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969. Em 1973 foi eleito superior provincial dos jesuítas, na Argentina. Foi criado cardeal no 2001 pelo Papa João Paulo II. E no 2013 virou Papa, escolhendo o nome de Francisco, uma homenagem a São Francisco de Assis fazendo referência a "sua simplicidade e dedicação aos pobres". Provavelmente a escolha também faz referência a São Francisco Xavier, santo jesuíta do 1500, padroeiro das missões, um dos fundadores da Companhia de Jesus (Companhia da qual o Santo Padre faz parte).
O nome do pontífice não será grafado com "I" (Primeiro). Segundo a Santa Sé, isso só acontecerá se, um dia, houver um papa Francisco II.

A Paróquia Santíssima Trindade está feliz pela escolha do novo Papa e vai rezar para que ele seja um bom guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário