A formação realizada pelo Pe. Claudio na segunda feira dia 4, trouxe um aperitivo da relação Igreja e Sociedade, indo além das fronteiras do Catolicismo, partindo para o entendimento das religiões dentro do exercício social. Instigou-nos com o tema “Procurando a fé”, a trabalhar em quatro dimensões: VER, ILUMINAR, AGIR e CELEBRAR. Quem se encontrava ali procurou saber o que é a fé para si e tentou classificá-la em “fé institucional” que é a fé baseada no enquadramento de alguma religião, fé na religião; “fé emocional” que é aquela depositada nas sensações de amizade e conforto, músicas, milagres; “fé transformadora” aquela busca de algumas ideais, sonhos, utopias, compromisso social e ainda as pessoas sem fé, os ateus e agnósticos.
Observou-se também que durante a história da Igreja Católica foram criados alguns documentos para orientarem as sociedades de todo mundo a reagirem a alguma situação relevante a todo mundo, como guerras, mudanças de comportamentos, revoluções, etc. Exemplo é o documento de 1891, o Rerum Novarum, surgido no período do grande debate em favor das classes trabalhadoras.
As formações continuarão acontecendo todas as 1ªs segundas feiras de cada mês com o intuito de explanar a Doutrina Social da Igreja às comunidades. Segundo Pe. Claudio, na próxima será estudando as diferentes religiões protestantes e os seus significados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário