No dia 2 de janeiro chegou em São Luís o novo padre da Paróquia Santíssima Trindade: padre Manuel Modena.
Padre Manuel, missionário fidei donum italiano, da diocese de Verona, como pe Luca, pe Daniel, pe Claudio e pe Orazio, tem 43 anos. Esta a nossa entrevista com o novo padre.
Quem é pe Manuel? “Sou um sacerdote de Verona e agora a serviço da igreja de São Luis. Entrei no seminário de Verona quando tinha 11 anos. Depois do ensino superior, continuei na formação de teologia e fui ordenado padre o dia 21 de maio do ano 1994. Trabalhei como vigário paroquial em duas paróquias e depois virei pároco no ano 2004 na Paróquia Nossa Senhora da Assunção no bairro de Spinimbecco, na periferia de Verona. No ano 2008 passei na Paróquia São Pedro Apóstolo no município de Polpenazze do Garda, perto do maravilhoso Lago de Garda, o maior lago da Itália. Enfim o bispo de Verona pediu a minha disponibilidade para uma experiência missionária no Brasil e aceitei sem pensar duas vezes. E agora eis me aqui!”
Uma nova vida... Tem medos, expectativas ou sonhos? “Eu vim aqui no Brasil como uma criança que tem que aprender tudo. Eu gosto de usar uma frase do Evangelho de João (Jo 3, 1-8): “Como é que um homem velho pode nascer de novo?”. E a minha resposta é: vindo no Brasil com 43 anos de idade. Porque tenho que aprender uma nova língua, tenho que me adaptar a um novo clima, comida, costumes, ambientes diferentes, como mesmo uma criança pequena. Gosto também da imagem de um livro sem escritas: eu tenho as páginas brancas e espero de preenche-las com tantas coisas bonitas e experiências de vida”.
E aí, depois de 20 dias aqui, está gostando do Brasil? “Muito!! Gostei do calor e do carinho das pessoas. A Paróquia parece viva e com grande fé. Pe Claudio e os outros leigos missionários italianos foram muito disponiveis e me ajudaram a entrar melhor nessa realidade. O Brasil em geral é muito acolhedor e também maravilhoso na sua natureza, história e cultura”.
Padre Manoel, um excelente missionario
ResponderExcluir